(81) 3631-3485 | prefeitura@timbauba.pe.gov.br


Perfil Econômico

O município de Timbaúba possui várias propriedades rurais de pequeno e médio porte que produzem cana-de-açúcar, inhame, macaxeira, batata doce, banana, mandioca, feijão, milho, além da criação de gado.

Na área industrial, as duas principais unidades são a Usina Cruangi, que produz açúcar e álcool, e a Moagem Maracanã, que produz alimentos. Timbaúba conta também com pequenas indústrias de calçados, alimentos e artesanatos, onde são empregadas milhares de pessoas. Também sobre sua influência, a Usina Central Olho d’água em Camutanga, a IMPLANOR, indústria de máquinas e implementos agrícolas situada em Aliança.

A cidade tem uma forte atividade comercial, destacando-se nas seguintes áreas:

  • Eletrodomésticos e móveis
  • Venda automotiva
  • Comércio atacadista
  • Artesanato de rede, o que deu à cidade o título de “Terra da Rede”

Timbaúba dispõe de uma excelente rede de ensino, tanto pública quanto privada. Conta ainda com uma instituição de ensino superior privada, que oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.

Na cidade estão instaladas três unidades hospitalares, sendo duas municipais e uma privada. Além de 18 postos de saúde, localizados nas comunidades, adiantando assim o atendimento primário a população. Foi criada a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem como objetivo ministrar palestras, fazer acompanhamentos nas comunidades através de fisioterapeutas, psicólogos, etc.

Timbaúba é a única cidade da Mata Norte incluída no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Pernambuco. O acorddo, assinado pelo governador Eduardo Campos e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prevê a liberação de R$ 10 milhões por parte do Governo Federal para ações voltadas à prevenção de óbitos de crianças em 26 cidades de todas as regiões do estado.

Parceria 
– Em parceria com o Instituto de Medicina Integral (IMIP), a Prefeitura de Timbaúba está promovendo a estruturação do hospital municipal, para que os timbaubenses voltem a nascer na cidade.